A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro - Apae Rio atua há 68 anos com pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla no município do Rio de Janeiro.
A Apae hoje está presente em mais de 2.200 municípios, nos 27 estados brasileiros, nasceu em 1954 no Rio de Janeiro.
Nos caracterizamos por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral e integrada à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, na defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias.
A Apae Rio é pioneira na promoção da inclusão social das pessoas com deficiência, e com as famílias que compõem o movimento protagonizando em diferentes momentos, incidências para a criação e efetivação dos direitos para essa população, e nesse sentido continua ofertando com qualidade serviços que promovam e efetivem a autonomia e independência de seu público alvo.
MISSÃO
Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
OBJETIVOS COMO INSTITUIÇÃO:
Promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania;
Prestar serviço de habilitação e reabilitação, e a promoção de sua integração à vida comunitária no campo da assistência social, realizando atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de forma isolada ou cumulativa às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e para suas famílias.
Oferecer serviços na área da saúde, desde a prevenção, visando assegurar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla.
Somos uma entidade de assistência social que oferta serviços socioassistenciais e saúde, de forma cumulada, preferencialmente para pessoas com deficiência intelectual e múltipla.Como entidade de Assistência Social, suas ofertas destinam-se a quem delas necessitar, e de forma não contributiva, conforme estabelecido na Lei Orgânica de Assistência Social – lei nº 8.742/ 1993.