O mês de agosto de 2023 ficará marcado pela sensacional estreia da CIA Inclusiva de Arte Contemporânea MILONGA. Nossa Superintendente Márcia de Carvalho deu o pontapé inicial falando um pouco sobre a criação da Cia e seus objetivos. “Dar todo suporte do usuário da Apae Rio se tornar um profissional que possa viver da arte, ter acesso e inclusão ao mundo do trabalho”.
O espetáculo se chama “Coisas Nossas” e conta a história da nossa ancestralidade da África ao Brasil. O Instrutor de Arte e Diretor Musical da Milonga, Kaio Ventura conta mais detalhes dessa história. “Milonga é uma palavra de origem africana, que significa "Palavra". Milonga também significa a mistura entre dança e música para alguns povos da américa latina”.
Nosso Coordenador da Assistência Social e diretor de arte do espetáculo, Ubiratan Assis relatou a importância deste movimento. “Trabalhamos em defesa de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e a arte é uma excelente ferramenta para a inclusão de pessoas no mercado de trabalho.
Maria Jenny, mãe de Bárbara de Mello, integrante do elenco, fala de suas expectativas e desejos para a Cia e o espetáculo. “Estou muito feliz com o trabalho que está sendo realizado não só pela minha filha, mas por esse grupo que está desenvolvendo um espetáculo mostrando toda a capacidade e talentos”.
A Educadora Social e diretora Coreográfica do espetáculo da Cia Inclusiva, Thais Tomaz fala um pouco do elenco, sobre autonomia e compromisso da Cia. “Se sentir parte da sociedade através da arte. Dança, música e teatro”.
Maria José, mãe de Josias de Moraes, integrante da Milonga, fala de suas expectativas com a Cia Inclusiva de Arte e seu desejo em torno do espetáculo. “Estou com muita expectativa e radiante com o futuro desta companhia. Um projeto realmente abençoado”.
A Coordenadora de Projetos, Elaine de Moraes, destaca a importância do Milonga para a melhora da qualidade de vida dos usuários. “A profissionalização dos usuários dentro da arte, dança e música reverte em uma melhor qualidade de vida deles”.
Integrantes da CIA: Sabrina Aquila, Elias Albuquerque, Barbara Cristina, Felipe Bittencourt, Pâmela Cristina, Gilberto Guimarães, Alexander Coutinho, Angelo Josias Araújo, Luan Mamede, Hugo Railbolt e Sabrina Sant´Ana. O tecladista Adriano Souza e o violonista Huddy também acompanham a MILONGA dentro do espetáculo.
A estreia ocorrerá no dia 29 de agosto, a partir das 14h, no Festival de Arte Inclusiva da Apae-Rio. Local: CENTRO COREOGRÁFICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Rua José Higino, 115 - Tijuca, Rio de Janeiro/RJ