No ano de 2024, além da celebração de seus 70 anos de história, a Apae Rio também vivenciou eventos, conquistas e realizações marcantes, que reforçam seu compromisso com a inclusão social e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência.
O Festival Nacional Nossa Arte, promovido pela Apae Brasil a cada três anos, neste ano aconteceu no Rio de Janeiro, berço do movimento apaeano, em comemoração ao aniversário da Apae Rio. O festival é uma oportunidade de reconhecer e valorizar o potencial criativo e intelectual das pessoas com deficiência, estimulando a expressão artística dos assistidos.
Todas as apresentações de dança, música, teatro e exposições de obras literárias e de artes visuais do festival foram desenvolvidas por pessoas com deficiência das Apae’s de todo o Brasil.
Neste ano, a Apae Rio também foi reconhecida e premiada pelo Selo da Diversidade Abdias do Nascimento e no Prêmio Brasil Mais Inclusão 2024, premiações que homenageiam empresas e entidades que lutam e defendem a igualdade étnica e racial e a inclusão de pessoas com deficiência.
Em junho, nossa Superintendente, Márcia Rocha, foi eleita, por unanimidade, para ocupar a vice-presidência do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), representando a Federação Nacional das Apaes (FENAPAES).
Além disso, a Apae Rio realizou um Seminário Científico com o objetivo de apresentar o cenário atual da instituição, destacando seus serviços e as iniciativas que vêm sendo implementadas, discutir os avanços alcançados no Programa de Triagem Neonatal, com especial atenção à expansão do Teste do Pezinho, que agora inclui novas condições para diagnóstico precoce de doenças metabólicas e genéticas, e promover o conhecimento técnico, incentivando a troca de experiências entre profissionais, gestores e comunidade atendida.
No dia 11 de dezembro, dia oficial do aniversário da Apae Rio, realizamos um jantar especial para celebrar esse momento, que contou com a presença da Primeira Dama do Estado, Analine Castro, além de representantes de cada Federação, deputados, vereadores, usuários, famílias e colaboradores.
Para fechar com chave de ouro, realizamos nossa tradicional confraternização de fim de ano, feita especialmente para os usuários e suas famílias, que contou com a presença do Presidente da Apae Rio, Marcus Soares, a vice-presidente Claudete Coutinho e a Superintendente, Márcia Rocha. Os usuários ainda participaram de apresentações artísticas que incluíram música, dança e teatro, e as mães subiram ao palco para uma apresentação de canto em coral. A festa foi pensada especialmente para os usuários e suas famílias, que são a razão de ser da Apae Rio e a base do nosso trabalho.
Ao longo dessas sete décadas, a Apae Rio construiu um legado de luta, acolhimento e transformação social. As conquistas deste ano, como a participação no Festival Nacional Nossa Arte, a realização do Seminário Científico, a posse do cargo de vice-presidente do CNAS pela nossa Superintendente, Márcia Rocha, e os reconhecimentos recebidos, como o Prêmio Brasil Mais Inclusão e o Selo da Diversidade Abdias do Nascimento, são realizações que marcaram um ano tão importante para a Apae Rio, reforçando ainda mais o trabalho transformador da instituição.