Na última sexta-feira (06), a Apae Rio, juntamente com a Federação Estadual das Apaes e a OAB/RJ (Ordem dos Advogados do Brasil), promoveram um evento em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho. O evento aconteceu na sede da OAB/RJ, no Centro do Rio, e contou com a presença de diversas autoridades, parlamentares, coordenadores municipais do SUS, estudantes universitários, além de colaboradores e famílias da Apae Rio. A abertura foi marcada pela apresentação do coral das mães, que deu um tom especial ao início do evento.
A mesa foi composta pelo Presidente da Apae Rio, Marcus Soares, a Vice-Presidente, Claudete Coutinho, a Superintendente, Márcia Rocha e a Dra. Rosane Siqueira, representando a Secretaria de Estado de Saúde da Criança, que abriram o evento falando sobre a importância da triagem neonatal e do papel da instituição no diagnóstico precoce. Representando o Legislativo, também compôs a mesa o Vereador Diego Faro e a Deputada Federal Laura Carneiro, reforçando o compromisso municipal e federal com políticas públicas voltadas à causa das pessoas com deficiência e às instituições do terceiro setor.
Além disso, o pesquisador internacional Kannan Alpadi, profissional com vasta experiência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias diagnósticas, também teve um momento de fala durante a cerimônia, trazendo uma contribuição valiosa ao destacar os avanços e perspectivas globais na área da triagem neonatal.
Nossa Diretora Médica, Helena Berbara, começou as apresentações trazendo um panorama geral da triagem neonatal no Estado e a atuação da Apae Rio no tratamento e acompanhamento de doenças genéticas, metabólicas e infecciosas. Patrícia Benedetti, Coordenadora de Saúde da Apae Rio, e Laura Horta, Enfermeira Responsável pela Educação Permanente, também fizeram suas apresentações, mostrando metas, desafios e avanços do Serviço de Triagem Neonatal no Estado do Rio, bem como trouxeram questões pertinentes à atualização do Informe Técnico SES-RJ 01/2025.
A Apae Rio é considerada referência no Serviço de Triagem Neonatal no Estado e, em parceria com a Secretaria de Saúde, realiza capacitações de profissionais para boas práticas na triagem neonatal em todos os 92 municípios do Rio. Além disso, o Estado do Rio é o primeiro do Brasil a ter sua triagem realmente ampliada, com 54 patologias.
O teste do pezinho é capaz de diagnosticar diversas doenças que podem causar sequelas irreversíveis se não tratadas precocemente, e a Apae Rio, além de fazer esse primeiro diagnóstico, também oferece acompanhamento ambulatorial de algumas patologias, enquanto outras são encaminhadas para serviços especializados da rede de saúde do Estado.
O evento também coincidiu com a cerimônia de posse da Comissão Especial das Organizações Sociais e Filantrópicas da OAB/RJ, presidida pelo Dr. Marcus Soares e composta por Luis Valério (vice-presidente) e pela Dra. Daniella Macdowell (secretária geral). O objetivo da comissão é funcionar como uma ferramenta de apoio concreta às entidades sociais e filantrópicas, proporcionando suporte jurídico, institucional e estratégico.