Capacitação de Boas Práticas na Triagem Neonatal – Apae Rio realiza capacitações de profissionais em todos os municípios do Rio de Janeiro
A Apae Rio está realizando presencialmente as capacitações de profissionais para boas práticas na triagem neonatal, visando esclarecer todo o processo que envolve o teste e a coleta e garantindo a qualidade da triagem
O Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) – APAE-Rio, em parceira com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, está realizando capacitações de profissionais para boas práticas na triagem neonatal. Essas capacitações serão periódicas e acontecerão para respeitar o que é exigido no Manual Técnico de Triagem Neonatal Biológica – Ministério da Saúde (2016) e no Informe Técnico SUBVAPS/SUBAS/SES-RJ nº1/2023.
A APAE-Rio está realizando as capacitações presencialmente, com o intuito de estreitar vínculos com os 96 municípios do Rio e atualizar os contatos com os responsáveis pelo Programa de Triagem Neonatal.
Os principais objetivos das capacitações são:
· Melhorar a qualidade da triagem neonatal, diminuindo ao máximo o tempo entre o resultado confirmatório e a primeira consulta multiprofissional
· Esclarecer sobre o teste do pezinho e manejo da coleta
· Apresentar os fluxos de atendimento
· Atualizar sobre as doenças que foram incluídas após a Lei de Ampliação
· Atualizar os contatos com os responsáveis pelo Programa de Triagem Neonatal dos municípios do Rio de Janeiro
· Capacitar e sensibilizar os profissionais atuantes com foco no processo completo de triagem e na importância da agilidade dos procedimentos
As capacitações também vão contar com demonstrações sobre o momento da coleta do teste e um fórum de interação para o esclarecimento de dúvidas.
Além disso, um dos objetivos das capacitações é atualizar os profissionais sobre as doenças que foram incluídas na lista de triadas no teste do pezinho, após a Lei de Ampliação 14.154, de 2021.
Até o momento, o estado do Rio está na segunda fase de ampliação, triando as seguintes doenças:
· Fenilcetonúria
· Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias
· Hipotireoidismo Congênito
· Fibrose Cística
· Hiperplasia Adrenal Congênita
· Deficiência de Biotinidase
· Toxoplasmose
· Galactosemias
· Aminoacidopatias
· Distúrbios do Ciclo da Uréia
· Distúrbios de Beta-Oxidação de Ácidos Graxos
· Deficiência de G6PD
A Triagem Neonatal é uma ação preventiva que visa identificar distúrbios e doenças no recém nascido, a tempo de intervir e evitar sequelas, ou até mesmo óbitos.
O esclarecimento e entendimento de todo o processo que envolve o teste e a coleta é primordial para a melhoria da qualidade da triagem neonatal e, consequentemente, para a saúde da criança.