O Rio vai sediar a Cúpula do G20 Social entre os dias 13 e 16 de novembro de 2024. O evento será um cenário para que a sociedade civil e movimentos sociais apresentem os trabalhos desenvolvidos ao longo de quase um ano, compartilhando experiências e conhecimentos entre atores não governamentais. Esse encontro promete revelar novas perspectivas para a formulação de políticas públicas que incorporem valores fundamentais como justiça social, ambiental e econômica, além de combater desigualdades.
Nos dias 14 e 15 de novembro serão realizadas atividades autogestionadas – propostas por entidades da sociedade civil – sobre o SUAS.
A rede socioassistencial do SUAS é um sistema público de proteção social composto por 27 mil unidades públicas como CRAS, CREAS, Centros-Pop, e 32 mil entidades e organizações da sociedade civil.
• 14 de novembro:
9h às 11h, auditório Armazém Utopia – Atividade: “O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Combate à Fome e à Pobreza”, proposta pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e Fórum Nacional de Secretários(as) Estaduais de Assistência Social (FONSEAS).
• 15 de novembro:
14h às 16h, Espaço Kobra, Sala K 1-23 – Atividade: “O SUAS e a rede de Proteção Social: articulações entre Estado e Sociedade Civil no combate às desigualdades”, proposta pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) - Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS/SNAS e Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social (MNEAS).