Agora mais de 50 doenças podem ser detectadas através do teste em recém nascidos.
O dia 02 de outubro foi o dia escolhido para marcar o avanço dos cuidados aos recém nascidos do estado do Rio de janeiro. No tradicional Palácio Guanabara, o governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, e a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello realizaram a cerimonia que anuncia a ampliação de detecções de doenças raras, através do exame de triagem neonatal, o teste do Pezinho.
Desde o dia 01 de agosto já é possível, através do exame, rastrear 54 doenças precocemente na rede pública do estado do Rio de janeiro, e a Apae-Rio continua a ser o local onde os exames são realizados diariamente, como resultado da ampliação do convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).
Estavam presentes neste evento também, a primeira dama do estado do Rio de janeiro Analise Castro, o deputado federal Doutor Luizinho, o deputado estadual Fred Pacheco, e representando a Apae-Rio a cerimônia contou com a presença do Presidente da Apae-Rio Marcus Soares, Eulalia Dantas, Coordenadora do laboratório de triagem neonatal e da Diretora Médica da apae-Rio Helena Berbara.
“Este teste é tão importante para o diagnóstico precoce de doenças que podem ser prevenidas e, assim, melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes”, afirma a diretora médica da apae-Rio Helena Berbara.
O Teste do Pezinho é capaz de rastrear doenças metabólicas e genéticas que podem causar sequelas ou levar crianças à morte, por este motivo é importante que todos os bebês façam o exame entre o terceiro e o quinto dia de vida, onde as amostras são coletadas e processadas no laboratório sediado na Apae-Rio, com o diagnóstico antecipado, aumenta a possibilidade de tratamento precoce das doenças, evitando sequelas e atraso no desenvolvimento dos bebês.